Importância da educação financeira para as crianças


Por que seu filho precisa de educação financeira?

Alfabetização financeira é o maior presente de todos. Este é o título (traduzido para o português) de uma matéria que saiu na Forbes, em junho de 2018 (Financial literacy is the greatest gift of all). No artigo, a autora, Marguerita Cheng, comenta que, se falarmos em Retorno sobre o Investimento, a educação financeira infantil deve ser vista como um investimento realizado hoje com a garantia de um bom ROI em longo prazo.
Basicamente, educar financeiramente as crianças tem a ver com garantir que elas cresçam conscientes sobre a administração de seu dinheiro. Além disso, outros motivos pelos quais você deve iniciar seu filho nessa jornada:

01 – Assegurar o futuro financeiro da criança

Com educação financeira, os pais podem ajudar seus filhos a adquirirem bons hábitos que garantirão seu futuro. A maioria de nós gostaríamos de ter aprendido (ou ter aprendido mais) sobre dinheiro quando éramos crianças. Tenha em mente que famílias que promovem uma boa gestão do dinheiro estão dando aos seus filhos a oportunidade de colher frutos por conta própria (e quanto mais cedo eles adquirem educação financeira, melhores são os frutos a serem colhidos)

02 – Mostrar a importância da relação entre ganhar, gastar e economizar

Quando falamos em gerenciamento de dinheiro, existem três fatores importantíssimos: ganhar, gastar e economizar. Crianças com noção sobre educação financeira entendem que o dinheiro é um recurso finito. Ao ter esse entendimento, elas conseguem responder a três perguntas essenciais:
·         Por que é importante ganhar dinheiro?
·         Por que preciso controlar o que gasto?
·         Por que preciso economizar?
À medida que crescem, crianças que tiveram educação financeira entendem plenamente o valor do dinheiro e o equilíbrio coeso que deve existir entre o que entra, o que sai e o que deve ser poupado para algo no futuro. E o mais importante: passam a ter uma melhor noção da diferença entre precisar e querer.

03 – Dar independência aos filhos

Garantir a independência financeira para o seu filho é essencial para que ele possa sobreviver na sociedade atual. No artigo da Forbes, um dos pontos que a autora chama a atenção é o fato de que hoje muitos estudantes universitários possuem mais de um cartão de crédito e já estão com dívidas, dependendo dos pais para quitá-las. Lembre-se: pais não são – e nem devem ser – os eternos provedores.

Educação financeira infantil: por onde começar?

É fato: uma criança que tenha recebido lições sobre como lidar com o dinheiro terá mais facilidade de ser um adulto capaz de controlar seus gastos e gerir sua vida financeira de maneira equilibrada. Mas como trazer um assunto tão complexo para perto das crianças?
O importante é entender que a aprendizagem financeira deve acontecer da forma mais natural possível. Para ajudar você a incentivar seu filho a ser um adulto consciente na administração do dinheiro, oferecemos cursos sobre doar, poupar, gastar e investir. Para mais informações, entre em contato.

Fonte: CHENG, Marguerita - Financial Literacy Is The Greatest Gift Of All. Disponível em: <https://www.forbes.com/sites/margueritacheng/2018/06/18/financial-literacy-is-the-greatest-gift-of-all/#45814aba69c3>.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Razões para ensinar crianças a administrar gastos

A importância de ensinar crianças a investir