4 motivos para ensinar crianças a poupar


Por que ensinar crianças a poupar?

Warren Buffet é considerado um guru quando o assunto é investimentos. Constantemente citado pela Forbes na lista de pessoas com maior capital do mundo, aprendeu sobre o dinheiro quando criança com seu pai, um consultor financeiro e investidor. Buffet é um exemplo (muito bem-sucedido) de que o aprendizado precoce de bons hábitos financeiros leva a um único caminho: o do sucesso financeiro na idade adulta.
Economizar dinheiro é um desses bons hábitos que podem levar anos e anos para serem construídos, sendo que muitas pessoas atingem a idade adulta sem saber como fazê-lo. Só isso já daria um bom motivo para ensinar crianças a poupar, mas podemos ir um pouco mais além:

1 – A criança cresce com base financeira segura

Um dos aspectos mais importantes sobre a criação de riqueza é uma base financeira segura. Quando a criança cresce sem educação financeira, acaba aprendendo sobre a importância de economizar dinheiro pela experiência. O problema todo é que muitas vezes o aprendizado vem somente bem tarde na vida adulta (ou, em muitos casos, a pessoa passa a vida inteira sem conseguir entender para onde o dinheiro está indo. Logo, não consegue economizar).

2 – A criança entende que precisa se esforçar

Ensinar crianças a poupar significa também mostrar que elas podem ter tudo aquilo que sonham, desde que se esforcem para tal. Entenda que é importante incutir nos pequenos a ideia de que eles devem sonhar alto. No entanto, para que esse sonho seja possível eles têm que entender que precisam fazer escolhas financeiras, e que essas mesmas escolhas exigem esforços.
Por exemplo, a criança aprende que ela pode ter um vídeo game SE economizar para tal, deixando de comprar alguns brinquedos. Isso faz com que seu filho cresça entendendo que o hábito de economizar é um fator decisivo para realização de sonhos e para a conquista de uma vida mais estável financeiramente falando.

3 – A criança aprende sobre metas e planejamento

Economizar tem a ver com fazer escolhas e estabelecer metas para alcançá-las. Ao ensinar crianças a poupar elas passam a entender que para cada meta é preciso ter um planejamento.
Nesse planejamento deve ser definido a quantidade de dinheiro a ser economizada. Desse modo, as crianças passam a aprender a lidar com os recursos que possuem, isto é, poupando conforme o planejamento e gastando apenas o disponível.

4 – A criança passa a ser mais cuidadosa com seus gastos

Quando a criança tem um planejamento para atingir uma meta, ela começa a analisar melhor como está gastando seu dinheiro. Por isso, dizemos também que ensinar crianças a poupar é uma ótima maneira de fazer com que tornem-se adultos mais atentos aos padrões de gastos.

Para encerrar: ensinar crianças a poupar é....

...investir no futuro do seu filho. Lembre-se que quanto mais cedo a educação financeira começar, maiores serão os frutos colhidos. Então, não espere mais para mostrar aos pequenos a importância de economizar. Nós, da Dindin, temos um curso especialmente desenvolvido para ensinar crianças a poupar. Para mais informações, entre em contato. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

5 vantagens de ensinar crianças a doar

Importância da educação financeira para as crianças

Razões para ensinar crianças a administrar gastos