A importância de ensinar crianças a investir



Por que ensinar crianças a investir?
A maioria de nós, adultos, somos ignorantes financeiramente falando. Em partes, isso é fruto da ausência de educação financeira nas escolas. À medida que crescemos, ou procuramos ajuda de consultores financeiros, ou corremos atrás desse conhecimento, ou deixamos o entendimento sobre as finanças “para depois”.
Se você perguntar para qualquer adulto que hoje saiba investir seu dinheiro, nenhum dirá que gostaria de ter aprendido sobre investimentos mais tarde. O fato é: quanto mais nova uma pessoa for, mais tempo terá para fazer o dinheiro aumentar se souber como e onde investir.
A educação financeira infantil que a maioria de nós não teve pode ser ensinada aos nossos filhos. Quando falamos sobre investimentos, ensinar crianças a investir é desde cedo fazê-las aprender o valor do dinheiro. Mais do que isso, quando seus filhos têm confiança para administrar e investir o dinheiro que têm, eles podem aprender a ser financeiramente independentes com a liberdade de fazer o que quiserem da vida de maneira responsável (e sem serem adultos atolados em dívidas).

Outros motivos para ensinar crianças a investir

·        Quando uma criança entende a importância de investir desde cedo, a probabilidade de que ela cometa erros financeiros quando for mais velha diminui (como, por exemplo, gastar mais do que pode).
·        Ensinar crianças a investir é mostrar que o dinheiro pode – e deve – trabalhar para elas (e não contra elas).
·        Crianças que aprendem sobre investimento compreendem melhor como o dinheiro funciona. Isso é fundamental para ajudá-las a administrar gastos e gerenciar melhor seu dinheiro.
·        Com educação financeira, seus filhos conseguem entender a importância de encontrar um equilíbrio entre poupar, investir e gastar. Por isso, quanto mais cedo as crianças aprendem a investir, mais cedo elas aprenderão, por tentativa e erro, qual é o melhor equilíbrio e como isso pode mudar no futuro.
·        Ao ensinar crianças a investir você está ensinando a importância de assumir riscos de maneira responsável.
Até aqui você já conseguiu entender a importância de ensinar crianças a investir. Ao tocarmos no assunto, muitos adultos podem se perguntar:

Ensinar sobre investimentos é coisa para criança?

“As crianças estão expostas a questões financeiras desde muito cedo, então por que não ajudá-las a entender e desenvolver hábitos saudáveis desde o início?”. A pergunta foi proposta por Warren Buffett e nosso entendimento é de que ninguém é tão novo que não possa aprender sobre educação financeira.
Exatamente por isso que conceitos como investir, poupar, gastar e doar devem ser incutidos nas crianças desde cedo. Caso você tenha interesse em saber mais sobre como isso acontece, entre em contato.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

5 vantagens de ensinar crianças a doar

Importância da educação financeira para as crianças

Razões para ensinar crianças a administrar gastos