A importância de ensinar crianças a investir



Por que ensinar crianças a investir?
A maioria de nós, adultos, somos ignorantes financeiramente falando. Em partes, isso é fruto da ausência de educação financeira nas escolas. À medida que crescemos, ou procuramos ajuda de consultores financeiros, ou corremos atrás desse conhecimento, ou deixamos o entendimento sobre as finanças “para depois”.
Se você perguntar para qualquer adulto que hoje saiba investir seu dinheiro, nenhum dirá que gostaria de ter aprendido sobre investimentos mais tarde. O fato é: quanto mais nova uma pessoa for, mais tempo terá para fazer o dinheiro aumentar se souber como e onde investir.
A educação financeira infantil que a maioria de nós não teve pode ser ensinada aos nossos filhos. Quando falamos sobre investimentos, ensinar crianças a investir é desde cedo fazê-las aprender o valor do dinheiro. Mais do que isso, quando seus filhos têm confiança para administrar e investir o dinheiro que têm, eles podem aprender a ser financeiramente independentes com a liberdade de fazer o que quiserem da vida de maneira responsável (e sem serem adultos atolados em dívidas).

Outros motivos para ensinar crianças a investir

·        Quando uma criança entende a importância de investir desde cedo, a probabilidade de que ela cometa erros financeiros quando for mais velha diminui (como, por exemplo, gastar mais do que pode).
·        Ensinar crianças a investir é mostrar que o dinheiro pode – e deve – trabalhar para elas (e não contra elas).
·        Crianças que aprendem sobre investimento compreendem melhor como o dinheiro funciona. Isso é fundamental para ajudá-las a administrar gastos e gerenciar melhor seu dinheiro.
·        Com educação financeira, seus filhos conseguem entender a importância de encontrar um equilíbrio entre poupar, investir e gastar. Por isso, quanto mais cedo as crianças aprendem a investir, mais cedo elas aprenderão, por tentativa e erro, qual é o melhor equilíbrio e como isso pode mudar no futuro.
·        Ao ensinar crianças a investir você está ensinando a importância de assumir riscos de maneira responsável.
Até aqui você já conseguiu entender a importância de ensinar crianças a investir. Ao tocarmos no assunto, muitos adultos podem se perguntar:

Ensinar sobre investimentos é coisa para criança?

“As crianças estão expostas a questões financeiras desde muito cedo, então por que não ajudá-las a entender e desenvolver hábitos saudáveis desde o início?”. A pergunta foi proposta por Warren Buffett e nosso entendimento é de que ninguém é tão novo que não possa aprender sobre educação financeira.
Exatamente por isso que conceitos como investir, poupar, gastar e doar devem ser incutidos nas crianças desde cedo. Caso você tenha interesse em saber mais sobre como isso acontece, entre em contato.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Importância da educação financeira para as crianças

Razões para ensinar crianças a administrar gastos