5 vantagens de ensinar crianças a doar


 




Por que ensinar crianças a doar?

Quando falamos em educação financeira infantil, pensamos imediatamente na necessidade de ensinar crianças sobre o valor do dinheiro. Nesse sentido, três palavras vêm à mente: poupar, investir e gastar.
A questão é que educação financeira não é apenas sobre o ganho e a administração do dinheiro. Ela também envolve valores imprescindíveis para a formação dos pequenos.
Como o aprendizado durante a infância reflete diretamente na vida adulta, ensinar crianças a doar é dar-lhes lições sobre empatia e valores morais, uma vez que elas também aprendem o benefício de ajudar o próximo. Além disso, elencamos cinco motivos para mostrar a você a importância do assunto:


1 - Melhora no desenvolvimento moral

Pais querem que seus filhos absorvam o máximo de conhecimento possível em questões como português, matemática, ciências etc., mas nada se compara ao desejo de que eles sejam bons cidadãos.
Habilidades de caráter, como generosidade e compaixão, são tão importantes para o desenvolvimento de uma criança quanto o aprendizado de habilidades acadêmicas fundamentais.

2 - Introdução à importância da generosidade

Ensinar crianças a doar é mostrar, desde cedo, que elas podem fazer mudanças positivas ao seu redor. Elas passam a perceber que existe um outro mundo além daqueles que elas conhecem, e que o dinheiro deve ser usado tanto para garantir uma vida tranquila no futuro, quanto para ajudar aqueles que precisam.

3 - Aumento da consciência da importância do dinheiro

Crianças estão começando a conhecer o mundo. Para elas, é difícil ainda compreender como nossas escolhas diárias influenciam no orçamento que, por consequência, exerce influência no estilo de vida.
Com uma educação infantil adequada, os pequenos começam a dar os primeiros passos rumo a esse entendimento. Isso significa que eles crescerão com uma maior apreciação do que possuem, uma vez que passam a entender que a falta de dinheiro está associada também com uma vida precária.

4 - Cria um senso de pertencimento no mundo

Para muitas pessoas, o poder de melhorar a vida dos outros é um privilégio. Fazer com que as crianças ajam com esses poderosos sentimentos de responsabilidade é uma ótima maneira de reforçar seus valores pessoais. Fazendo isso, elas crescem sentindo que estão vivendo de maneira fiel às próprias crenças e que têm um papel importante na vida do outro.  

5 - Mostra que caridade não tem hora

Ao ensinar crianças a doar, os pais mostram aos seus filhos que caridade não é algo reservado apenas para emergências. Pelo contrário: as crianças percebem desde cedo que alcançar os necessitados é um modo de vida, e não um momento no tempo em que ocorre um desastre catastrófico.

Como ensinar crianças a doar?

Já discutimos em outra oportunidade sobre a importância da educação financeira infantil. Ao tratar do assunto, é fundamental englobar noções de caridade, afinal, vivemos em um mundo em que muitos ainda passam necessidades.
Ensinar crianças a doar é justamente mostrar a elas que o dinheiro serve não apenas para conquistar sonhos e obter coisas materiais, mas também para ajudar aqueles que precisam. Em nosso curso sobre educação financeira, mostramos o valor da doação e ensinamos como os pequenos podem dar os primeiros passos. Para mais informações, acesse nosso site e entre em contato.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Importância da educação financeira para as crianças

Razões para ensinar crianças a administrar gastos